Entenda o que é o Feng Shui, para que serve, qual é a sua origem e como aplicar os princípios dessa filosofia nos ambientes da sua casa
Feng Shui é uma filosofia de origem chinesa cujo significado literal é “vento e água”. Ficou conhecida no mundo inteiro pelos princípios usados para harmonizar os ambientes internos e trazer boas energias.
Portanto, mais do que contribuir com a decoração, ela ajuda a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.
Quer saber como aplicar os conceitos chineses na sua casa? Então, continue a leitura!
O que é e para que serve o Feng Shui?
Por meio da mistura entre sabedoria milenar, técnica e arte, o Feng Shui permite equilibrar os espaços não apenas residenciais, como também corporativos e comerciais.
Mas saiba que é preciso ir muito além do uso das plantas ou do minimalismo para compor um ambiente equilibrado.
O Feng Shui explora os cinco elementos chineses — fogo, terra, metal, água e madeira — para reconhecer quais são as condições do espaço e como elas interferem no Chi, a energia vital que existe em tudo.
A ideia é garantir que essa vitalidade circule pelos ambientes.
Por meio de algumas ferramentas que vamos apresentar a seguir, o Feng Shui permite preservar as boas influências, reduzir os impactos negativos de possíveis interferências, alcançar a harmonia e trazer equilíbrio para todas as pessoas que moram ou circulam por um espaço.
Qual é a origem do Feng Shui?
A filosofia nasceu na China Antiga, há mais de 4 mil anos. Na época, havia uma crença de que a energia vital, Chi, mudava de acordo com o ambiente, pois cada um teria uma energia própria.
Com base nos conhecimentos da chamada “Escola da Bússola” e do taoísmo, estudiosos chineses desenvolveram algumas técnicas para equilibrar os espaços.
A partir do mapeamento das características energéticas de áreas naturais, imóveis ou ambientes, seria possível identificar energias que afetam o corpo e a mente humana, seja de forma positiva ou negativa.